quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Haloides, cubos naturais

Os cristais são corpos inorgânicos geralmente sólidos (por que há os líquidos como o âmbar, que é um mineral orgânico) que tem um arranjo de partículas (sejam elas átomos, moléculas e até íons) geométrico e tridimensional. Isso faz com que eles sejam geométricos (e esteticamente tão belos).

Há uma grande variedade que podemos encontrar na natureza, como o quartzo, a ametista, a pirita, a turmalina (negra nas fotos abaixo), a jaspe, o olho de tigre, a sodalita, etc:









Mas, a meu ver, os minerais mais impressionantes são os haloides (que dão nome ao blog). Três espécies dessa classificação de minerais formam belos cubos feitos pela natureza.

Os minerais haloides são ao todo 13 espécies conhecidas pelo homem. Eles possuem esse nome por serem feitos de íons de halogênios geralmente com carga elétrica - 1 (F- ; Cl- ; Br -; I-) combinadas com metais.



Esses cristais cúbicos azuis são boleíte (batizada assim em homenagem a El Boleo, uma cidade do estado de Baja Califórnia, no México). É um cristal de composição KPb26Cu24Ag9Cl62(OH)48. H2O (é um mineral molecularmente "pesado") que se cristaliza no sistema cúbico.
É um mineral muito raro; muitas vezes os cristais são menores de um centímetro.
Infelizmente não há jazidas no Brasil.


Esses cubos translúcidos amarelados são uma variedade de fluorita. Sua composição é bem simples: CaF2. Assim como boleíte, forma-se no sistema cristalino cúbico (também chamado de isométrico).
As jazidas desse mineral são bem difundidas pelo mundo, mas, suas reservas maiores não estão no Brasil.
Um fato curioso é que esse mineral dá nome à luminescência conhecida como fluorescência, por que seus cristais emitem muita luz sob efeito da iluminação ultravioleta.


Esse cristal acima, além de ser muito comum, ainda tem uma composição bastante conhecida: NaCl. Se você quebrar um ao meio e degustá-lo, verá que ele é salgado (Aviso aos hipertensos: lavem as mãos depois de manuseá-lo). Essa é a halita, um mineral sedimentar, também de sistema cristalino cúbico e geralmente translúcido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário