segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Solubilidade dos corpos gasosos nos corpos líquidos!

Sim, um trabalho escolar! Já que nas apostilas (muito resumidas em minha opinião) não havia explicação sobre o fenômeno (e caso houvesse, a explicação seria insuficiente, pois gosto de materiais que explicam e ainda demonstram como se aplica o conceito).

Lembrem-se, meus caros leitores, de que toda vez em que minhas publicaçãos estiverem com o título digitado em PAPYRUS e estiverem sublinhados os títulos, se trata de uma trabalho escolar feito (com muita liberação de serotonina e fenilalanina)  por mim.

Sim! Vamos ao que interessa:


Solubilidade dos corpos gasosos nos corpos líquidos

Lei de Henry

William Henry, físico e químico inglês, determina que a solubilidade de gases em líquidos depende da pressão que o corpo gasoso forma sobre o líquido e da temperatura que ambos apresentam.

Desenvolvimento
           
            Quaisquer corpos gasosos, quando em contato com líquidos, tendem a se dissolver, devido ao fato de seus átomos e moléculas estarem em movimento constante e colidirem com o líquido. Alguns átomos que estão em maior velocidade acabam ultrapassando a superfície [do corpo líquido] e dissolvem-se no mesmo.

            Pois bem, a pressão faz com que a grande maioria [quando não todos] os átomos constituintes do corpo gasoso se movimentem em maior velocidade e se dissolvam no líquido.  Porém, curiosamente, a temperatura não exerce uma função diretamente proporcional: quanto maior a temperatura, maior a agitação molecular fazendo com que os átomos consigam se dissolver no líquido sim, mas, com tamanha velocidade os mesmos são liberados rapidamente. É o efeito contrário ao que se dá com os corpos sólidos e líquidos.

            Outro fator é a agitação da superfície do líquido, mas, ela está intrinsecamente ligada aos fatores já aqui descritos.

            Então:

            Pressão è Relação diretamente proporcional com a dissolução do corpo gasoso.

            Temperatura è Relação inversamente proporcional [somente] em relação á dissolução do corpo gasoso.


Para ilustrar um pouco, farei uma pequena propaganda de uma bebida pouco conhecida pelo povo da Região Sul e Sudeste do Brasil, mas, que é popular na Amazônia, a "terra natal" do guaraná:




Sim! Esse é um exeplo quotidiano da solubilidade dos corpos gasosos nos corpos líquidos. O vivenciamos com desconhecimento de causa :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário